25/01/2021 – Inteligência artificial
Legal data Science e a substituição de personas no mercado de trabalho.

Vivemos em uma constante transformação da ordem que nos rodeia. Nossas regras, princípios, convivência, conceitos alteram a cada novo contexto apresentado ao ser humano. E o contexto da cibercultura, contexto social de transformação de ser, estar e agir por influência do uso das tecnologias digitais, nos apresenta uma ordem mais frenética, imediatista, superficial, intensa e, por vezes, viciante, depressiva e substitutiva.

Segundo a pesquisa TIC Domicílios de 2019, o Brasil tem 26% da sua população em status de DESconectada [1]. Um número muito alto para um país que se apresenta internacionalmente com legislações tão importantes para o contexto cibercultural, como é o Marco Civil da Internet, por exemplo, bem como para um país que aparece como o 4º país com mais usuários do Facebook durante a Pandemia [2]. Ao mesmo tempo, podemos considerar um número muito pequeno se observarmos que existe 74% da população utilizando artefatos tecnológicos cada vez mais atualizados não só quanto a coleta de dados pessoais, mas também quanto ao uso dado por seres humanos. A cada atualização de produtos e serviços tecnológicos digitais observamos um novo processo de aprendizagem de máquina guiada por seres humanos. São variedades de vontades, de interesses, de curiosidades e de atenções que alimentam ingenuamente os algoritmos em prol do desenvolvimento econômico, financeiro e tecnológico de algumas empresas e partes (setores) da nossa sociedade.

Como Jacques Ellul [3] bem constatou, em seu livro datado de 1968, porém extremamente atual, estamos vivenciando uma corrida técnica que acontece numa Sociedade técnica fundada numa necessidade da técnica. O dataísmo [4] provocado pela transformação da crença e deslocamento da confiança nos mostra como a ciência dos dados interfere diretamente no cotidiano do ser humano. A utilização do Waze, Tinder, Instagram, Facebook, TikTok etc. para guiar o nosso cotidiano apresentando opções de ser, estar e agir terminam por produzir a seguinte questão: Estamos auxiliando o processo de aprendizagem de máquina a fim de substituirmos a nós mesmos? Quais ações, hoje, nós já não desempenhamos por utilizar artefatos tecnológicos munidos de internet e aplicativos que “suprem” as nossas necessidades?

O perfilamento produzido pelo uso do Big Data e do Business Intelligence reflete uma necessidade intensa de modificação quanto a formação dos(as) juristas brasileiros(as). Principalmente quando se observa que a ciência dos dados conquistou mais esse espaço.

A tendência ao uso de sistemas de jurimetria desenvolvidos por empresas privadas como Intelivix, Kurier, LegalInsights, Juristec, Semantix, por exemplo, acentua a incidência de fatos geradores de maior precisão para ações/atividades jurídicas preventivas, por exemplo. E a sugestão preventiva automatizada estará sempre interligada a potencialização das atividades relacionadas a gestão e confecção de contratos, além da gestão do próprio escritório de advocacia ou vara cartorária do Tribunal.  O legal data Science, como é mais conhecido, termina por definir políticas de acordo e de provisão; engaja o desenvolvimento de plataformas digitais de acordo, assim como atualiza vários outros produtos que antes eram ofertados de forma física e, exclusivamente, por seres humanos.

A Universidade de Oxford, em 2013, apresentou uma pesquisa cuja conclusão demonstrou que 47% das funções desenvolvidas por seres humanos no mercado de trabalho não resistirão às interferências das máquinas nos próximos 20 anos [5]. Nesse mesmo sentido, a Consultoria McKinsey Global Institute [6] realizou estudo que demonstra uma gradual substituição de funcionários por máquinas baseadas em modelos de aprendizagem (inteligência artificial). O estudo calcula que 800 (oitocentos) milhões de seres humanos perderão o emprego para robôs até 2030.

Nesse cenário… enquanto a ciência dos dados apresenta insights e conclusões, a inteligência artificial, a partir dos seus modelos de aprendizagem baseados em machine ou deep learning se utilizando da ciência dos dados, age velozmente.  Pois, a velocidade das transformações tecnológicas não está em conformidade com a velocidade limite necessária para o desenvolvimento saudável de um ser humano. Estamos descompassados. Estamos à beira de colapso social tentando entender o que é ou não humano. O que permanece? O que sai? Quão humana é a atividade ou o trabalho desempenhado por você a ponto de não ser substituído?

 

[1] CETIC.BR. Pesquisa TIC Domicílios 2019. Disponível em < https://cetic.br/pesquisa/domicilios/indicadores/ > Acesso em 25 jan 2021.

[2] SILVA, Douglas Vieira. Brasil é o 4º país com mais usuários no Facebook na quarentena. Disponível em < https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/153570-brasil-4-pais-usuarios-facebook-quarentena.htm > Acesso em 25 jan 2021.

[3] ELLUL, Jacques. A técnica e o desafio do século. Trad. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro: Editora Civilização brasileira S.A., 1968.

[4] HARARI, Yuval Noah. Homo Deus. Companhia das Letras, 2016.

[5] CALEIRO, João Pedro. Automatização ameaça 47% dos empregos nos EUA, diz estudo. Disponível em < https://exame.com/economia/automatizacao-ameaca-47-dos-empregos-nos-eua-diz-estudo/ > Acesso em 25 jan 2021.

[6] MENDES, Jaqueline. Robôs: mais de 800 milhões de trabalhadores serão substituídos em 20 anos. Disponível em < https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2019/01/10/internas_economia,729968/robos-mais-de-800-milhoes-de-trabalhadores-serao-substituidos-em-20-a.shtml > Acesso em 25 jan 2021.

Paloma Mendes Saldanha

CEO - Diretora Executiva do PlacaMãe.Org. Doutora em Direito pela UNICAP com ênfase na aplicabilidade da inteligência artificial no Judiciário brasileiro. Mestre em Direito Processual pela UNICAP com ênfase em cybersegurança.

Curtir

Compartilhar

Leia também