10/03/2020 –
Dicas de aplicativos inclusivos

Você sabia que as pessoas com deficiência podem viver com autonomia, exercendo seus direitos como todas as pessoas que não tenham deficiência? É possível e é um direito!

A independência, a liberdade, a igualdade, são garantias inerentes a todos os cidadãos. Sabemos que a depender da deficiência que a pessoa tenha, pode haver limitação no exercício da cidadania, mas a luta deve ser em sempre promover o acesso aos direitos. A depender do tipo, grau da deficiência, haverá reflexos nas formas que as barreiras se apresentam.

A deficiência não pode ser causa que impeça o exercício de direitos das pessoas. Sim, haverá situações que não teremos alternativas, mas devemos sempre motivar a busca para uma saída. Por esse motivo, é importante observar os hábitos e estruturas que estão dispostas em sociedade, para que se minimize as dificuldades, sempre em prol da dignidade da pessoa humana.

A palavra inclusão é uma constante nos trabalhos de vários grupos de pessoas com deficiência ou não, com o intuito de promover a igualdade entre as pessoas de forma concreta, consciente e não idealizada. Sobre isso, não há outro termo mais adequado, é acessibilidade o “xis” da questão. É diminuindo ou eliminando as barreiras que alcançamos uma sociedade acessível e assim, igualitária e justa. E o que podemos fazer para eliminar essas barreiras? Você pode me perguntar….

Bem, para isso precisamos pensar inclusivamente. Usemos a empatia. É saber o que eu falo, faço, proporciono. Preciso alcançar todo o meu público, indistintamente. Não adianta eu passar uma mensagem que não chegue a todo mundo (e olhe que isso acontece bastante). Uma forma de tornar a vida das pessoas com deficiência acessível é proporcionar a utilização de instrumentos assistivos com o intuito de minimizar ou eliminar as barreiras. É aqui onde usamos a tecnologia a favor da inclusão. Claro, temos diversos exemplos de como promover esse direito, o nosso comportamento é um deles. Mas é inegável que a tecnologia é uma ferramenta riquíssima para que as pessoas com deficiência possam ter uma vida melhor.

O mercado nos apresenta diversos exemplos de máquinas, softwares, entre outros, que são a tecnologia atuante nesse aspecto e permitem uma melhor atividade desse grupo de pessoas. Especialmente os aplicativos. Esses são a menina dos olhos no que diz respeito a cotidiano das pessoas com deficiência. É através de um ou outro que certamente as pessoas podem acessar um direito, total ou parcialmente, em razão da deficiência que a pessoa tenha. Abro um parêntese aqui, pois é importante dizer que a sociedade é quem tem a deficiência, pois não apresenta condição para que as pessoas possam viver e usufruir de modo igualitário, os seus direitos.

Ainda sobre os aplicativos, temos diversos exemplos deles que são úteis para várias pessoas, como vamos citar logo abaixo:

O “Guiaderodas” é um app que permite pessoas com dificuldade de locomoção terem informações de acesso a estabelecimentos, como bares, restaurantes, lojas, entre outros. Disponível para as plataformas iOS e Android, o app é abastecido com informações fornecidas pelos próprios usuários.

“Be My Eyes”: nele, uma pessoa com alguma deficiência visual pode contatar alguém por meio da plataforma, que vai ajudá-la a resolver o impasse. Na plataforma estão cadastradas as pessoas com deficiência visual e os voluntários. Caso a pessoa com deficiência visual esteja com dificuldade em comprar algum tipo de produto, por exemplo, ela pode entrar em contato com um voluntário que vai descrever como é o produto. Já pensou em se cadastrar como voluntário? Vai lá conhecer!

 

WhatsCine”: torna o cinema acessível porque permite que as pessoas com deficiência visual, escutem a audiodescrição do filme sem interferir com o áudio de outros espectadores. E para as pessoas com deficiência auditivas, permite ver legendas e linguagem gestual através de óculos especiais ou em seu smartphone.

HandTalk”: aplicativo extremamente útil para as pessoas com deficiência auditiva. É um tradutor automático para Libras. A pessoa que quer se comunicar escreve a frase no app e em seguida surge o amigável intérprete virtual Hugo que traduz simultaneamente o conteúdo. Sensacional!

“Spread The Sign”: o usuário digita a palavra e o app traduz a mesma palavra para diferentes línguas gestuais existentes através de vídeos. É o maior dicionário de línguas gestuais do mundo. Sim, importante saber que a língua de sinais não é a mesma para os vários países, no Brasil chama-se LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Esse aplicativo facilita a comunicação com outras nacionalidades.

Enable Viacam”: esse app possibilita controlar cursor do mouse, com a web cam através dos movimentos da cabeça. O app pode ser configurado de acordo com as necessidades do usuário, tendo como principal objetivo tornar a web cam um dispositivo de entrada “independente das mãos”.

Estamos velozes no que diz respeito a descobertas que envolvem tecnologia. Esses são apenas exemplos que certamente são muito úteis para as pessoas que enfrentam as barreiras por terem alguma limitação.

É necessário divulgar cada vez mais essas ferramentas para que possamos ajudar ainda mais as pessoas que se encontram impedidas de exercerem seus direitos. Vamos torcer e nos empenhar para que o avanço tecnológico seja ainda maior (acreditamos que esse esteja sendo o caminho) para que a vida seja inclusiva por completo.

E você, conhece alguém que precise de algum desses aplicativos?  Compartilha!

Até a próxima!

Aline Taraziuk Nicodemos

COO - Diretora de operações do PlacaMãe.Org. Mestra em Direito Processual pela UNICAP com ênfase na acessibilidade do Processo Judicial eletrônico brasileiro. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela UNINASSAU. Professora.

Bárbara Santini

Coordenadora de conteúdo da PlacaMãe.Org_. Advogada. Pós-graduanda em Direito Processual. Alumna do curso de extensão de Governança da Internet da EGI. Alumna do Curso de extensão sobre Lei Geral de Proteção de dados pessoais pela DataPrivacyBrasil.

Curtir

Compartilhar

Leia também