13/04/2022 – Direito Constitucional
Estado de Direito e Tecnopoder

“O presente artigo traz como temática a Revolução da internet e os modelos simbólicos de uma nova racionalidade de controle, de coesão e de vigilância social a partir do uso de algoritmos por governos que promovem a solidificação e o aprimoramento de um tecnopoder. O estudo foi realizado a partir de uma revisão de literatura na área jurídica, sociológica e filosófica no intuito de alcançar seu objetivo quanto a verificação do impacto de uma transformação disruptiva não só na constituição de uma nova forma capitalista, mas , principalmente, no que entendemos por Estado de Direito. Por este motivo questiona-se se a “era da digitalização da vida e do cotidiano” estaria imune às tentativas de instituição de um Estado de Direito agora confrontado pela revolução da Internet. Como resultado, a pesquisa traz a reflexão e o convite ao enfrentamento de um Tecnopoder de autocolonização.”

Artigo produzido em co-autoria pelo Prof. Dr. José Luis Bolzan de Morais, pelo Prof. Dr. Alexandre Freire Pimentel e pela Profª. Dra. Paloma Mendes Saldanha. Publicado na Revista Justiça do Direito (Qualis A1) da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo.

Para ter acesso, clique AQUI

Paloma Mendes Saldanha

CEO - Diretora Executiva do PlacaMãe.Org. Doutora em Direito pela UNICAP com ênfase na aplicabilidade da inteligência artificial no Judiciário brasileiro. Mestre em Direito Processual pela UNICAP com ênfase em cybersegurança.

Curtir

Compartilhar