05/10/2021 – Inteligência artificial
Direito e inteligência artificial: o efeito catraca e a pós-humanidade

Falar de transformações é algo recorrente no contexto atual. O célere desenvolvimento da tecnologia e todas as aplicações que ela propõe a vida do ser humano faz surgir uma nova forma, identidade e proposta de relação jurídica material a ser apresentada, conhecida e julgada pelo Sistema Jurídico brasileiro. E todo esse manifesto tecnológico tem seu derradeiro ou sua explicação na cultura cibernética que transforma a nossa sociedade na conhecida sociedade da informação com reflexos diretos em nossas relações, em nosso ordenamento jurídico e, consequentemente, na nossa forma de entender e exercer o Direito.

A despeito disso, seria presunção tentar exaurir o tema proposto. O direito atrelado a inteligência artificial como ponto de formação ou modificação cultural e expectativa de uma pós-humanidade, por sua dimensão e conexão de áreas científicas, é uma temática que demanda bem mais que dez páginas para que seja abordada de maneira suficientemente esclarecida e questionadora. Dessa forma, o presente artigo traz uma pequena demonstração da inquietação da autora tendo em vista a influência das tecnologias não só no Judiciário, no Direito e na Justiça, mas principalmente em algo que, até o momento, é essencialmente humano, a cultura. Essa que tem o poder de influenciar ou interferir em quaisquer das áreas existentes ou propostas por um Ser humano.

 

Para ter acesso na íntegra é necessário adquirir a obra no link: https://www.amazon.com.br/Direito-digital-debates-contempor%C3%A2neos-Paula-ebook/dp/B087CC5DZ9/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=direito+digital+debate+contempor%C3%A2neo&qid=1633445194&s=books&sr=1-1&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.6121c6c4-c969-43ae-92f7-cc248fc6181d

Paloma Mendes Saldanha

CEO - Diretora Executiva do PlacaMãe.Org. Doutora em Direito pela UNICAP com ênfase na aplicabilidade da inteligência artificial no Judiciário brasileiro. Mestre em Direito Processual pela UNICAP com ênfase em cybersegurança.

Curtir

Compartilhar